São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Croatas e muçulmanos da Bósnia negociam paz em Washington

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Representantes dos governos da Bósnia e da Croácia e dos croatas que vivem na Bósnia começam hoje em Washington conferência com o objetivo de iniciar um processo de negociações capaz de obter a pacificação da ex-Iugoslávia. O encontro tem patrocínio dos EUA.
Diplomatas norte-americanos estão esperançosos de que a trégua em vigor entre os muçulmanos que detêm o poder na Bósnia e os croatas possa ser transformada em um acordo entre eles que seria o primeiro passo para um tratado definitivo para pacificar a região.
O primeiro-ministro da Bósnia, Haris Silajdzic, chegou ontem a Washington em meio a extraordinárias medidas de segurança. A avenida Pennsylvania, uma das principais da cidade, onde está a Blair House, casa oficial de hóspedes do governo dos EUA, ficou fechada ao trânsito durante a maior parte do dia.
O muçulmano Silajdzic fez declarações muito otimistas quanto às possibilidades de êxito das conferência de Washington, depois de ter-se encontrado com o secretário de Estado Warren Cristopher: "A possibilidade de nossa reaproximação com os croatas é o primeiro passo para a paz".
Cristopher e Clinton precisam de algum sucesso em sua política externa. Após 13 meses no poder, eles só acumularam fracassos nessa área. Mesmo a política para a Rússia, considerada o único êxito no setor, sofreu duro revés ontem com a recusa de Moscou de retirar por conta própria o chefe do setor de inteliência de sua embaixada, como a Casa Branca pediu como reparação pelo caso de espionagem descoberto esta semana. (CELS)

Texto Anterior: NY espera veredicto um ano após atentado
Próximo Texto: Deputada francesa é assassinada no carro; EUA e Coréia do Norte discutem inspeções; EUA têm nova lei para o controle de armas; Psiquiatra iraniana se queima até a morte; Estudante é acusado de ameaçar Bill Clinton; Demjanjuk pode ficar nos EUA, diz tribunal; Mulher é acusada nos EUA por morder pênis; Muro das Lamentações é lavado pela 1ª vez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.