São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vai subir

ANDRÉ LAHOZ MENDONÇA DE BARROS

O índice Fipe de inflação vem mostrando uma queda nada desprezível nas últimas quadrissemanas. O índice caiu de 40,94% para 37,04% em apenas quatro semanas. No entanto, é preciso cuidado com a inflação daqui para frente.
Os preços no atacado, que antecipam o comportamento do varejo, estão mostrando aumentos fortes na última semana. Há indicadores de que os preços agrícolas têm variação acumulada em quatro semanas de 50%, enquanto a carne registra aumento de 45%. No caso da carne, a alta da última semana foi de 15%, com retenção dos bois nos pastos como resultado das dúvidas sobre a URV.
Da mesma forma, os produtos hortifrutigranjeiros subiram 64% nas últimas quatro semanas. Além disso, a cesta básica do Procon, indicador dos preços no varejo, registra uma variação ponta a ponta de quase 50%. Na mesma linha, o acompanhamento da Folha nos supermercados mostrou uma aceleração nas últimas semanas, com variação acumulada em quatro semanas superior a 42%.
São fortes indícios de que a queda da inflação da Fipe tem seus dias contados. A dúvida agora é saber qual o ritmo da futura aceleração. A resposta dependerá da reação dos agentes econômicos quanto à URV.

Texto Anterior: Apertem os cintos, chegamos à fase 2
Próximo Texto: Seis séculos e meio de pré-capitalismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.