São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URV recomenda prazos mais curtos

NILTON HORITA
DA REPORTAGEM LOCAL

O conselho amigo para quem participa do jogo de resgata e aplica do mercado financeiro é o de encurtar os prazos dos vencimentos para o horizonte máximo de 24 horas. Desde já, será importante iniciar a migração dos recursos para investimentos tipo fundo de commodities, que ganha liquidez diária um mês depois do depósito inicial. Assim, garante-se rentabilidade e evita-se aborrecimentos com regras de conversão na troca de padrão monetário, ao final da transição com a URV.
Aqueles consumidores compulsivos e que gostam de pagar com a emissão de cheques pré-datados, atenção: daqui para a frente, quanto mais próximo estiver o momento da criação da nova moeda, maior o risco de prejuízo com os cheques que estiverem na praça, ainda a vencer. Portanto, o melhor é não realizar compras contra pagamento em três cheques a partir desta semana.
É que os comerciantes, no caso do pré-datado, embutem no preço a taxa de juros equivalente ao estágio atual da inflação. Na virada para a nova moeda, a inflação deve se reduzir drasticamente. Se um ou dois cheques tiverem seu vencimento previsto para depois desse momento, no mínimo haverá dor de cabeça para trocá-los.
Se valer o cheque expresso em cruzeiro real, mesmo depois da conversão de padrão monetário, o prejuízo é que o consumidor vai pagar o juro que estava incluído no preço do produto quando a inflação ainda era alta. "Seguir esse conselho evita, no mínimo, rezar depois do acontecimento", afirma Paulo Mallmann, diretor financeiro do BMC. "Para os investidores, o mais apropriado é aguardar a mudança no dia-a-dia."
O fundo de carteira de livre e as ações vão continuar sendo boas opções. O mercado acionário, aliás, traz grandes perspectivas de médio prazo. Em março, deve ocorrer o acordo do Brasil com o FMI e, um mês depois, está previsto o acordo da dívida externa. São motivos de sobra para mais um rally de alta das Bolsas.
Segundo Ricardo Taboaço, diretor do Banco Icatu, o mercado acionário, além disso, vai se comportar com otimismo crescente quanto mais próximo estiver a mudança do padrão monetário. "Os preços do mercado estão altos, mas muito distantes de um quadro de estabilidade da moeda", diz.

LEIA MAIS
sobre a URV no mercado na pág. 2-12

Texto Anterior: Crédito no novo indexador pode surgir logo
Próximo Texto: Questão ambiental; Polêmica criada; Haja retorno; Olhando adiante; Haja pendência; Em execução; Alimentando coisas; Acampamento sofrível; Nova atividade; Razões de Estado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.