São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tecnologia modifica perfil

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Tecnologia muda perfil
Os componentes que existem sob dos capôs dos importados provocaram alteração no perfil de profissional da área de manutenção de veículos."Carro, hoje, é um conjunto de parafernálias eletrônicas incompreensível para boa parte dos mecânicos", afirma Luis Fernando Beréa, 51, diretor-superintendente da São Jorge Veículos, importadora da marca Chrysler.
Se antes da abertura da importação os eletricistas eram essenciais nas oficinas, com a chegada de europeus e japoneses passaram a ser substituídos por técnicos em eletrônica. A chefia das assistências técnicas também saiu das mãos de mecânicos para as de engenheiros (eletrônicos ou automobilísticos).
A lógica das revedas é contratar pessoas mais sintonizadas com os avanços tecnológicos. E, ainda assim, mergulhá-las em treinamento. Foi o caso do técnico em eletrônica Sérgio Coelho Cardoso, 28. Formado e de olho num emprego no setor, ele fez também um curso de mecânica e bateu à porta da Next, concessionária Mazda.
"A minha pouca experiência foi compensada pelo conhecimento em eletrônica e pelo treinamento", diz Cardoso. Dos nove cursos promovidos pela Provenda, representante da Mazda no país, cinco se destinam a profissionais das assistências técnicas da rede. (DCM)

Texto Anterior: Revendas abrem 4.000 vagas em 94
Próximo Texto: Montadora também importa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.