São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teen brasileiro entra em campo na final

DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo menos um brasileiro vai entrar em campo na final da Copa do Mundo dos EUA, em julho. Será um adolescente, ajudando a carregar uma bandeira pedindo "Jogo Limpo", minutos antes da partida.
O "astro" (um menino ou menina com idade entre 11 e 16 anos) será escolhido em um concurso de redação que o chocolate Snickers e a Folha lançam nesta quarta. Dois adolescentes brasileiros serão escolhidos para entrar em campo antes de jogos da Copa. Um deles tem vaga garantida na final.
Antes de cada jogo, durante toda a Copa, um grupo de quatro adolescentes –meninos e meninas– na faixa de 11 a 16 anos de vários países (no total serão 312 participantes), entrarão no gramado carregando a bandeira oficial da Fifa com a frase: "Fair Play Please" ("Jogue Limpo Por Favor").
Para ganhar essa viagem de sonho é necessário enviar uma redação com o tema "Jogue Limpo no Esporte e na Vida". O texto deve ter 20 linhas e ser entregue até o dia 22. A ficha de inscrição e o regulamento completo serão publicados na Folha a partir de quarta. A ficha de inscrição também pode ser retirada na portaria do jornal (al. Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos, São Paulo). A comissão de seleção vai escolher as dez melhores redações e seus autores passarão por uma entrevista, quando serão apontados os vencedores.
O tema da redação faz parte da campanha de "Fair Play" ("Jogo Limpo") da Fifa, que prega o fim da violência nos campos e tem uma preocupação com a ética no dia-a-dia das pessoas. Os dois vencedores ganham passagens aéreas para a Califórnia com direito a um acompanhante (mãe, pai ou responsável), US$ 500 para despesas pessoais, quatro dias e três noites em hotel cinco estrelas, carro e guia turístico à disposição e passeio a um parque de diversão.
Um dos maiores simpatizantes do jogo limpo é o técnico Telê Santana, bicampeão mundial de clubes como treinador do São Paulo. Ele participa da campanha como "garoto-propaganda" no vídeo promocional, que começa a ser veiculado esta semana na TV, e fez questão de não cobrar cachê.
A avaliação das redações vai ser feita por uma comissão especial formada por professores de redação do Objetivo. Para que os alunos do colégio também possam participar, suas redações serão corrigidas por uma outra equipe, formada por profissionais da Folha.
Segundo Maurício Dimes Costa, 28, da gerência de Marketing do jornal, "a Folha tem responsabilidade na formação de opinião. É por isso que o jornal incentiva a participação dos leitores em um concurso com caráter cultural".
Como patrocinadora oficial da campanha, coube à fabricante do Snickers (Mars) a seleção do grupo internacional de jovens. No Brasil, ela escolheu o Folhateen para promover o concurso nacional. "Queremos que os adolescentes pensem sobre a importância de jogar limpo e talvez levar um pouco disso para a vida deles", diz Gregory Derian, 29, gerente de negócios da Mars para o Brasil.

Texto Anterior: Milan defende liderança em casa contra o Foggia
Próximo Texto: Copa mobiliza maior cobertura da história
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.