São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado de aluguel pára à espera da URV

TELMA FIGUEIREDO
DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado de imóveis para aluguel parou em São Paulo nos últimos dias na expectativa das novidades da política econômicas do governo federal, principalmente da UVR (Unidade Real de Valor). Segundo Ricardo Yazbek, 41, presidente do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis), a reação do mercado se deve "principalmente à obrigatoriedade do reajuste semestral", diz.
Para o presidente do Secovi, a expectativa do mercado é positiva em relação à conversão dos contratos do setor para URV. Para Yazbek, como o mercado é caracterizado por contratos de longo prazo, é importante a adoção de um indexador como a URV, que deve refletir a variação cambial. Segundo o presidente, o movimento de compra e venda não foi afetado até quinta-feira, quando o governo ainda não havia definido regras para a conversão em URV.
Yazbek explica a tranquilidade do Secovi "pelas garantias dadas pelo ministro". Ele afirma que, representando o sindicato, encontrou-se com Fernando Henrique Cardoso no último dia 9, em Brasília, quando o ministro assegurou que o governo não tomará medida de força que possa desequilibrar os contratos, especialmente aqueles regidos pelo longo prazo. "Nessa primeira fase, o ministro garantiu que a adesão da URV aos contratos já existentes será espontânea e voluntária", diz Yazbek.
Já Eduardo Zaidan, 42, vice-presidente de economia do Sinduscon-SP (Sindicato da Construção Civil), diz que a entidade se preocupa com uma possível imposição pelo governo de um prazo de conversão dos contratos em cruzeiros reais para URV.
"Não é possível fazer essa passagem sem uma negociação ampla entre as partes. Com um prazo apertado, alguns setores de matérias-primas para construção civil onde há monopólios, pode se forçar a conversão pelo pico do preço e não pela média", diz Zaidan.

Texto Anterior: Juros podem tornar a compra mau negócio
Próximo Texto: Preços altos prejudicam opção por locação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.