São Paulo, quarta-feira, 2 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temer quer mostrar prestígio

KENNEDY ALENCAR
DA REPORTAGEM LOCAL

A festa quercista hoje vai ser o primeiro "round" da disputa dos dois pré-candidatos oficiais do PMDB ao governo do Estado. Michel Temer, que deixou ontem a Secretaria de Governo, espera fazer sua primeira demonstração de força no partido. Já o deputado estadual Barros Munhoz deve optar por uma participação mais discreta, para não melindrar o governador Fleury, que estará ausente.
Os dois pré-candidatos travam uma luta cautelosa pelo apoio de Quércia e Fleury, que fazem reuniões com os candidatos, os estimulam, dizem que são bons nomes, mas não se comprometem com um ou outro. Temer e Munhoz sabem que ninguém será candidato se obtiver o apoio de apenas um dos dois dirigentes peemedebistas.
Está lançada uma corrida no PMDB paulista para que os pré-candidatos se viabilizem. Depois disso, os caciques se manifestam.
Temer inicia na prática a sua campanha hoje, com faixas e correligionários presentes na homenagem dos prefeitos a Quércia. No fim-de-semana, viaja ao interior. Ele enviou telegramas a todos os prefeitos e diretórios do partido no Estado.
O ex-secretário afirmou que sua saída do governo "foi perfeitamente ajustada com o governador". Ele também fez consulta a Quércia antes de sair candidato. Temer é visto como um militante histórico do PMDB, com trânsito nas correntes quercista e fleuryzista.
Os aliados de Barros Munhoz acreditam que a candidatura é quase um "fato consumado" na máquina do partido. Eles, porém, agem com cautela para que isso não possa ser usado por adversários como um suposto desrespeito aos caciques da legenda (principalmente a Quércia, que controla as bases do partido).
Além de Temer e Munhoz, o líder do governo na Câmara, Luiz Carlos Santos, comunicou a Fleury que quer se candidatar. Santos e Quércia são inimigos declarados. Entre outros possíveis pré-candidatos do PMDB, estão o deputado federal Wagner Rossi e o secretário estadual de Planejamento, José Fernando da Costa Boucinhas.
Novo secretário
Na segunda-feira, assume a Secretaria de Governo o atual secretário especial de Fleury, o procurador do Estado Renato Martins.

Texto Anterior: Acordo para redução do prazo inclui os ministros
Próximo Texto: Salários e preços
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.