São Paulo, quarta-feira, 2 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sítio das Corujas é reintegrado à prefeitura

DA REPORTAGEM LOCAL

O Sítio das Corujas, uma área verde ocupada havia 54 anos por Filipe Martins, 80, teve sua posse reintegrada ontem à prefeitura. No local, onde Martins criava três pôneis, um jegue e um cavalo, deve ser feita uma praça. A prefeitura alega que Martins explorava comercialmente o sítio. O presidente da Associação para Preservação do Sítio das Corujas, Franciso Coelho Filho, diz que o despejo é a destruição de parte da história da Vila Madalena.
Filipe Martins está doente. Seu filho Daniel, 45, que é jardineiro, fez a remoção dos animais do local. O sítio era aberto à população do bairro e Martins cobrava pelo passeio nos pôneis. Martins não morava no sítio –ele tem uma casa na própria Vila Madalena. O caseiro, conhecido como Benedito, de mais de 60 anos, teve de deixar o local junto com os animais.
A disputa pela área é antiga. Em 86, antes de Martins pedir usucapião, a prefeitura pediu a reintegração de posse da área e Martins tornou-se invasor. Na administração Erundina, a prefeitura voltou atrás da reintegração após protesto de moradores.
O presidente do Partido Verde, José Luis de França Penna, diz temer que "a burocracia municipal transforme a área verde em um local cheio de concreto". O PV e associação pretendem pedir a anulação do despejo.

Texto Anterior: Avenida é a 8ª em atropelamento
Próximo Texto: Cinco querem adotar bebê achado em bueiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.