São Paulo, quarta-feira, 2 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contratos vão ser convertidos pela média, diz ministro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, alertou ontem os inquilinos que os contratos de aluguel devem ser convertidos em URV (Unidade Real de Valor) pela média. Se a livre negociação não surtir esse efeito, quando for criada a nova moeda (Real) o governo vai impor a mesma regra adotada para os salários, garantiu FHC. Só que em vez de quatro meses, o cálculo dos aluguéis residenciais levaria em conta os últimos 12 meses.
Fernando Henrique Cardoso disse que deixou livres de qualquer intervenção nesse momento os contratos de aluguéis residenciais para estimular a queda dos preços iniciais. "No Brasil, os aluguéis são altos porque o proprietário sabe que os CR$ 200 mil do primeiro mês valem CR$ 120 mil dali a 30 dias", exemplificou o ministro. Com os contratos indexados à URV isso vai acabar, na opinião de FHC, pois os valores serão atualizados mensalmente pela inflação.
Esses contratos poderão ter cláusula de reajuste por índices de preços, mas a periodicidade do reajuste não poderá ser inferior a um ano.

Texto Anterior: MP e Lei do Inquilinato são as armas
Próximo Texto: Empresas estudam forma de conversão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.