São Paulo, quarta-feira, 2 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai no Senado emenda contra déficit nos EUA

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Mesmo antes da votação final, marcada para a noite, o destino da emenda constitucional para proibir a apresentação de orçamento público federal com déficit se definiu ontem à tarde em Washington, quando o senador David Pryor, do partido e do Estado do presidente Bill Clinton (democrata de Arkansas), se tornou o 34º em cem a anunciar sua rejeição à proposta.
Para ser aprovado, o projeto precisaria do apoio de dois terços dos senadores. Depois, teria que ter também dois terços dos votos na Câmara e a aprovação dos Legislativos de dois terços dos Estados. Segundo a mais recente pesquisa de opinião pública sobre o assunto, 66% dos norte-americanos concordam com a necessidade dessa emenda constitucional.
O presidente Clinton –que como candidato demonstrou posição ambígua sobre esse assunto e antes governou um Estado com esse tipo de restrição constitucional– fez intensa campanha contra a aprovação do projeto, apresentado pelo senador Paul Simon, também de seu partido.

Texto Anterior: Negociações são complicadas
Próximo Texto: Condenado nos EUA aidético estuprador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.