São Paulo, quinta-feira, 3 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saúde diz que são 'endemias'

DA REPORTAGEM LOCAL

Técnicos do Ministério da Saúde não consideram que o país esteja sujeito a epidemias de doenças como a leishmaniose, leptospirose e raiva, típicas da falta de infra-estrutura sanitária e da deficiência de políticas de saúde pública. Apenas o cólera é considerado epidêmico no Ceará –as demais doenças são consideradas endêmicas (número constante de registros em determinado lugar e período de tempo).
A raiva animal, segundo estatísticas do ministério, estaria regredindo –44 casos em 1993, contra 60 registrados em 1992 e 70 em 1993. "A diminuição é consequência da disseminaçào de campanhas de vacinação e esclarecimento por todo o país", diz Francisco Anilton Alves Araújo, responsável pela Coordenadoria de Controle de Zoonoses do Ministério da Saúde.
Ele afirma que mesmo os casos de raiva registrados o interior de São Paulo não configuram uma epidemia da doença. Sobre a leptospirose, Amilton diz que há um aumento natural dos registros da doença em janeiro e fevereiro, meses em que as chuvas, mais intensas, costumam transbordar os córregos em cidades grandes. A concentração de lama é propícia a concentração da bactéria que causa a doença.

Texto Anterior: Cresce número de casos de meningite no CE
Próximo Texto: Surfista atacado por tubarão quer indenização; O NÚMERO; Chuva em Fortaleza deixa desabrigados; Médico canadense é acusado de abuso sexual; Estudantes abandonam curso por causa de trote
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.