São Paulo, sexta-feira, 4 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe alimenta alta de preços, diz Simonsen

DA REPORTAGEM LOCAL

A aceleração dos preços em cruzeiros reais nos últimos dias é resultado de declarações, feitas por algumas autoridades econômicas, de que os preços, após convertidos em URV (Unidade Real de Valor), não poderiam mais ser alterados. A afirmação foi feita ontem pelo ex-ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen, durante palestra a empresários do setor de bens de capital, na sede do Sindimaq/Abimaq, em São Paulo.
"A medida provisória não prevê isso. É uma grande tolice. Acaba passando aos empresários a sensação de que os preços estariam congelados a partir da criação da nova moeda, o que provoca reajustes preventivos", diz Simonsen.
Ele não acredita, entretanto, que haja uma explosão de preços este mês. "A tendência é de acomodação nas próximas semanas e a inflação fique no patamar atual".
Segundo a avaliação de Simonsen, o plano é "bem feito e tecnicamente consistente". Ele diz que existem alguns problemas operacionais, que são administráveis. "É a aplicação do plano que vai definir seu sucesso ou não", disse.
Para Simonsen, o ajuste fiscal efetuado na primeira fase do plano não é o ideal, mas "foi o suficiente para zerar o déficit público". Sobre a MP que cria a URV, ele considera fundamental a forma como foi resolvida a questão dos salários. Elogiou ainda a utilização da média dos últimos quatro meses para se efetuar a conversão em URV. Considera um "mecanismo habilidoso". Disse que tem ouvido "muita bobagem" sobre perdas salariais nos últimos dias. "Isso mostra que a aritmética não é muito popular no país".
A aprovação da política salarial é, para ele, fundamental para o sucesso do plano e vai "depender muito da habilidade política do ministro FHC".
A URV deve durar o mínimo possível, porque é apenas uma transição para a nova moeda, ancorada no dólar. "Serve apenas de ponte para esperar o final de contratos em vigor, que não ultrapassam 60 dias", segundo o ex-ministro. "A URV é o dólar brasileiro e foi criada por causa das preocupações nacionalistas do presidente Itamar".
Simonsen disse aos empresários que "toda a estrutura do plano exige taxa de câmbio fixo por um bom tempo, o que torna indispensável inflação muito pequena, abaixo dos dois dígitos anuais". Ele acha importante que logo após a introdução da nova moeda, o governo pratique uma taxa de juros bastante elevada, nos primeiros dias, para evitar a ação dos especuladores. "Isso seria apenas uma medida tática, para controlar remarcações", disse.

Texto Anterior: Maluf decide manter salários em cruzeiros
Próximo Texto: Plano argentino depende de congelamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.