São Paulo, sábado, 5 de março de 1994
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Exposição reúne 90 anos de cosméticos no país

DA REPORTAGEM LOCAL

O Centro de Tecnologia em Beleza do Senac vai expor 90 anos de produção de cosméticos no Brasil. "Lugolina e Outros Encantos" reúne 130 imagens, entre rótulos e propagandas, de artigos para higiene e beleza feitos entre 1903 e 1993. A exposição será inaugurada na terça-feira, dia Internacional da Mulher, e fica aberta ao público com entrada franca até 31 de março.
Segundo o curador da mostra, Edgard Luiz de Barros, 37, a exposição é a primeira a reunir a memória dos produtos de beleza brasileiros. O acervo será guardado na biblioteca do CTB. Em vez de catálogo, a organização fez uma caixa com oito cartões postais para distribuição.
As peças foram divididas em oito períodos cronológicos para mostrar a evolução da cosmetologia no Brasil. Na abertura da exposição será exibida uma série de comerciais de televisão.
O produto que dá nome à mostra ("Lugolina") é considerado o primeiro sucesso de marketing no ramo. Trata-se de uma loção para minimizar os efeitos do sol sobre a pele, lançada em 1909. O primeiro registro de um cosmético feito no Brasil –o perfume "Violácea"– data de 1903. Outro destaque é o sabonete "Limol", de 1939, cuja propaganda está no convite da exposição.
Centro de Tecnologia em Beleza do Senac - Av. do Café, 289, de segunda a sexta-feira, das 9 às 22.

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