São Paulo, domingo, 6 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coligação com o PFL pode rachar PSDB

CLÓVIS ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

A hipótese de uma aliança com o PFL, que seria o embrião de uma aliança democrática, é vista de duas formas –radicalmente opostas– no PSDB. "Para ganhar a eleição, o apoio do PFL é bem recebido", diz, de um lado, o presidente nacional do partido, Tasso Jereissati. "Se houver esse coligação, o nosso candidato será o Lula", rebate, de seu lado, o deputado Jutahy Magalhães Júnior (BA).
Jutahy calcula que a maioria do partido ficará contra essa coligação e cita as seções gaúcha, paranaense, catarinense, brasiliense e até o senador Mário Covas, virtual candidato peessedebista ao governo de São Paulo, como as facções fortemente contrárias.
O deputado baiano, também candidato a candidato ao governo de seu Estado, acha que a coligação com o PFL mais tira do que dá votos à eventual candidatura Fernando Henrique Cardoso. "A gente vai ser obrigado a ouvir todos os dias os adversários repetindo, no horário gratuito, o discurso do Luís Eduardo (Magalhães, líder do PFL na Câmara) defendendo a não-cassação do Collor, no dia da votação do impeachment", disse Jutahy.
Na verdade, Tasso Jereissati não está defendendo uma coligação negociada entre seu partido e o PFL. O que ele imagina é que o lançamento da candidatura FHC e a ausência de outra alternativa viável no espaço dito centrista do universo político acabarão provocando uma corrida para o apoio ao hoje ministro da Fazenda.
Seria, portanto, menos uma coligação e mais uma adesão. Ainda assim, os adversários do acordo rebatem: "Como o presidente do partido pode sinalizar agora para uma aliança com o PFL quando ele próprio, até há pouco, defendia uma coligação com o PT?" (CR)

Texto Anterior: Britto e Sarney lideram no PMDB
Próximo Texto: Acusações não abalaram Lula
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.