São Paulo, quinta-feira, 10 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Soundgarden surpreende em quarto disco

HÉLIO GOMES
DA REDAÇÃO

O Soundgarden conseguiu surpreender. Quem espera ouvir uma continuação de "Badmotorfinger" no quarto disco da banda está muito enganado. "Superunknown", que tem lançamento mundial previsto para o dia 15, é ao mesmo tempo um disco típico da banda –repleto de hard rocks arrastados e poderosos– e um mosaico cheio de novidades.
É claro que em "Superunknown" é fácil encontrar pauladas da linhagem de "Rusty Cage", como a urgente "Kickstand". O que marca a mudança de ares é a presença de toques acústicos e a inclusão de canções climáticas, que inevitavelmente remetem aos 70. Porém, o resgate não se restringe apenas ao Black Sabbath de Ozzy e Tony Iommi. Desta vez , quem também vem à tona é o velho Zeppelin. Até mesmo um velho Mellotron –órgão que costumava pontuar canções do Cream ou de Jimi Hendrix– encontra lugar em "Mailman"
Um dos melhores momentos de "Superunknown" é "Spoonman', primeiro clip do disco. A canção é um retrato do "Homem-colher", um moicano alucinado que transforma colheres de todos os tipos em instrumentos musicais. Artis, o próprio, participa da canção.
Outro trunfo marcante do disco está nas letras. Chris Cornell resolveu privilegiar o que sabe fazer de melhor: destilar suas angústias. "Seguro minha cabeça/Afogo meu medo/ Até que todos vocês simplesmente desapareçam", canta o vocalista em "Black Hole Sun". O guitarrista Kim Thayil continua em ótima forma, unindo o thrash que caracteriza o "som Soundgarden" a claros toques bluesísticos. O mesmo se pode dizer do excelente baterista Matt Cameron e do baixista Ben Sheperd. Desde já, "Superunknown" é um disco obrigatório.

Disco: Superunknown
Autor: Soundgarden
Preço: CR$ 8 nil (nas lojas a partir do dia 15)
Lançamento: Polygram

Texto Anterior: Cardin se prende a passado histórico
Próximo Texto: Peça de Brecht estréia em Curitiba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.