São Paulo, quinta-feira, 10 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peça de Brecht estréia em Curitiba

Peça de Brecht estréia emCuritiba
A Fundação Teatro Guaíra de Curitiba estréia hoje o musical "Ópera dos Três Vinténs", de Bertold Brecht. A temporada da peça tem duração prevista até o mês que vem. Escrita em 1928 na Alemanha e baseada em peça inglesa do século 18, a obra não é encenada no Brasil desde 1967.
"Lógico que há uma relação entre a Inglaterra vitoriana, a Alemanha pré-nazista e o Brasil de hoje: muita pobreza e uma corrupção em massa", comparou Marcelo Marchioro, diretor da peça. Segundo ele, "por que a relação é muita óbvia, não usamos elementos brasileiros na peça". A "Ópera" é uma das mais famosas peças de Brecht e retrata a decadência da Alemanha com alegorias inglesas. A música é de Kurt Weill.
Na versão do Guaíra, o roteiro é situado na Inglaterra e os figurinos representam a Alemanha. Além de representar, os 17 atores cantam e dançam. O cantor lírico Sandro Christopher representa MacNavalha e a atriz Sônia Guedes, a senhora Pitchum. Com exceção deles, os demais atores atuam em mais de três papéis. Os ensaios da peça começaram em janeiro e duram dez horas, cinco vezes por semana. O custo da peça está estimado em US$ 70 mil.
Novas traduções da peça e versões para as músicas foram preparados para a encenação. "O que havia era dos anos 70, quando o lado panfletário de Brecht estava superdimensionado", disse Marchioro. Um exemplo das modificações é a cena em que o personagem MacNavalha dança como se estivesse num musical da Broadway enquanto está na prisão.

Texto Anterior: Soundgarden surpreende em quarto disco
Próximo Texto: Vips preferem quebrar as pernas no Tirol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.