São Paulo, sexta-feira, 18 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desconfio da identidade alemã, diz Frido Mann

DANIEL PIZA
DA REPORTAGEM LOCAL

O escritor Frido Mann, 54, começou sua palestra anteontem (leia trechos ao lado) no auditório da Folha em tom sério, quase soturno, para discutir a identidade alemã. O neto de Thomas Mann –autor de "A Montanha Mágica", um dos maiores clássicos do modernismo– contou um pouco de sua história pessoal para responder à pergunta central de sua palestra: "Literatura alemã é a literatura feita na Alemanha ou a de língua alemã?" A resposta de sua palestra foi: a literatura de língua alemã. A mesa do auditório teve a participação do escritor brasileiro João Silvério Trevisan, que está terminando romance sobre a bisavó de Frido, Julia Mann.
Mann contou que nasceu em Vancouver (Canadá) e logo foi levado para a Califórnia (EUA), durante o exílio de seu avô. "Pertenço ao grupo dos perseguidos", disse, "então sempre tive dificuldade em saber o que era a identidade alemã." Ainda criança foi estudar na Suíça, e é cidadão suíço até hoje. "Vivo há tempos na Alemanha, sou casado com alemã, mas tenho muitas limitações sobre a Alemanha." E, claro, Mann lembrou sua bisavó brasileira.
Mann fez anteontem o lançamento do livro "Cartas e Esboços Literários", de Julia Mann, e também autografou exemplares de "Minhas Memórias Inescritas", de Katia Mann (mulher de Thomas), publicado em 1992 também pela Ars Poetica. Sobre sua visita ao Brasil, em que pesquisa as origens de sua família para escrever seu próximo romance, Mann disse ter sentido que o país "também vive uma crise de identidade".
Para ele, a América Latina sempre soou como o continente do século 21, mas pelo que viu no Brasil o futuro não é tão próspero assim. As impressões anteriores sobre a América Latina foram colhidas por Mann na obra de escritores como Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa e Isabel Allende –os quais, lembrou, foram revelados pela Feira de Frankfurt, a mesma que homenageia o Brasil este ano. (Daniel Piza)

Texto Anterior: PSDB e PFL ressuscitam Aliança Liberal
Próximo Texto: John Mayall toca em SP no final do mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.