São Paulo, domingo, 20 de março de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Saiba o que dizem os termos
DA REPORTAGEM LOCAL Veja a seguir o que significam alguns dos termos que são usados na caracterização de concorrência no mercado. A fonte é o Dicionário de Economia, da Editora Best Seller.Cartel: Grupo de empresas independentes que fazem acordo de mercado para para controle dos níveis de produção e venda; fixação de preços e margem de lucro; distribuição de matéria-prima e divisão de território. Dumping: Venda de produtos a preços mais baixos que os custos, com a finalidade de eliminar concorrentes e conquistar fatias maiores de mercado Oligopólio: Situação em que poucas empresas controlam a oferta de um produto Oligopsônio: Situação inversa à do oligopólio, ou seja, há poucos compradores e vários vendedores de um produto Truste: Quando várias empresas, que já detêm a maior parte do mercado, combinam-se ou se fundem para assegurar esse controle, estabelecendo preços elevados que lhes garantam altas margens de lucros. Texto Anterior: Construção está nas mãos de poucos Próximo Texto: Lei e consumo regulam mercado Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |