São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começa a mudança

Mais de 60% das grandes empresas já adotam programas de qualidade
Pesquisa realizada junto às mil maiores empresas brasileiras mostra que 60,9% estão implementando um programa interno de Qualidade Total. Em 21,1%, o programa existe mas não está implementado. E em apenas 18% não foram verificados esforços no sentido da Qualidade Total.
Nas empresas que desenvolvem programa de Qualidade Total, a maioria vem colhendo respostas significativas junto aos funcionários. O maior índice verificado (85,8%) refere-se à conscientização da necessidade de treinamento de pessoal. As grandes empresas do país sabem que mão-de-obra barata não representa mais um diferencial competitivo em um mercado em vias de globalização. Um ponto igualmente importante é a necessidade de aumentar a motivação e realização profissional dos empregados.
Outras mudanças significativas dizem respeito à diminuição dos níveis hierárquicos, verificado em 42,5% das empresas. Isso vai ao encontro de um dos mandamentos da Qualidade Total, aquele que prega a delegação de poder dentro das organizações e a colocação do poder onde ocorre a ação e não apenas em função da estrutura hierárquica. A redução da rotatividade de pessoal em 31,7% das empresas é outro fator importante.

Texto Anterior: Qualidade é um ótimo negócio
Próximo Texto: O movimento da qualidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.