São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Overgold é para poucos

DA "AGÊNCIA DINHEIRO VIVO"

O overgold é hoje a melhor aplicação de curto prazo, pois rende mais que os fundos carteira livre de ações com perfil de renda fixa. Isto porque não é tributado pelo IOF, que atinge os fundos de ações e reduz o ganho das aplicações por prazo inferior a 16 dias úteis.
Por não ser regulamentado pelo Banco Central, o overgold é praticado por poucas instituições e também limitado aos grandes clientes.
Na maneira mais comum de operá-lo, o banco compra ouro na BM&F (com liquidação no dia seguinte), vende no balcão (com liquidação no mesmo dia) e aplica o dinheiro no CDI. Paga juros ao redor de 93% do CDI. Para prazos de até 14 dias úteis, o ganho é maior que o carteira livre, que paga em média 98% do CDI.
Quanto menor o prazo, maior a vantagem do overgold. Para 14 dias úteis, o overgold rende 24,49% líquidos e o carteira livre, 24,17%. Para quatro dias, 6,43% para o overgold e 4,29% para o carteira livre. Depois de 15 dias, ocorre o contrário: o carteira livre rende 26,83% e o overgold 26,47%.

Texto Anterior: Um acordo esperto
Próximo Texto: Estados acertam os ponteiros do ICMS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.