São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Almodóvar, um enigma pavoroso

PEDRO ALMODÓVAR
ESPECIAL PARA O "EL PAÍS"

Para Almodóvar,um enigma pavoroso
O cineasta escreve sobre a Aids
Origem de algumas das maiores mudanças neste fim de século (e sua incógnita mais pavorosa), nunca saberemos como teria sido o mundo sem a aparição desta espantosa doença.
O pior: o modo como a sociedade não-contaminada vive a doença. Dispara os piores preconceitos, promove os argumentos mais reacionários. É terrível ver como a doença entra e sai nos meios de informação pelas razões menos sérias (um infectado famoso, etc).
Ainda não existe uma consciência suficiente da doença. O Ocidente só começou a se preocupar com ela quando viu que até um esportista de elite a tinha contraído. Enquanto isso, o Terceiro Mundo corre o risco de desaparecer, sem que façamos nada para remediar esta situação. Ali existem muito poucas estrelas, e se existem, não as conhecemos aqui, assim não podemos julgar o impacto com a notícia de que contraíram o estigma.
Também não existe comunicação entre os pesquisadores. Temos a impressão de que todos os cientistas se meteram em uma louca e secreta corrida para ver quem consegue inventar primeiro a vacina, porque, assim, entrarão de um modo fulminante e em letras garrafais na história.
É responsabilidade de todos informar, ajudar, contribuir economicamente, aliviar a convalescença e a agonia dos doentes. E não esquecer que ela pode atingir qualquer um. E muito menos esquecer que os doentes o são 365 dias por ano, e não apenas em 30 de novembro ou quando algum apresentador de televisão quer dar um prova de generosidade. De todo modo, este é o único caso em que não importam as motivações dos que montam semelhantes espetáculos. Sempre que se saque do dinheiro, e que ele seja entregue pontualmente, vale tudo.

Texto Anterior: Ópera salva 'Filadélfia' do desastre
Próximo Texto: Escritores ficam entre militância e memórias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.