São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A MAIOR INFLAÇÃO DO UNIVERSO?

INSERIR ENTRE 7 E 8

A MAIOR INFLAÇÃO DO UNIVERSO ?
Além dos economistas, os astrofísicos também não conseguem explicar a "inflação" no Universo. Pior: não sabem nem se ela existiu.

1) No princípio era o nada. Ninguém sabe como começou o Universo. Dizem que uma enorme explosão a partir de um ponto deu origem a tudo o que conhecemos –o tal "Big Bang".
Tempo = 0
Temperatura = infinito

2) Logo depois do "Big Bang", alguns acham que o Universo teria começado a "inflar" feito um balão.
Tempo = 10 -43 s
Temperatura = 10 32 graus

3) Se houve a "inflação" celeste, ela durou uma fração ínfima de um segundo, mas deixou suas marcas. Ao inflar, o Universo esfriou de centenas de nonilhões de graus para apenas alguns octilhões de graus. Depois a expansão teria assumido um ritmo menos frenético e continua até hoje.
Tempo = 10 -34 s
Temperatura = 10 27 graus

4) Ao esfriar, partículas exóticas teriam surgido no Universo. Teorias rivais da inflação dizem que surgiram falhas no Universo, como as que aparecem no gelo quando a água congela muito rápido.
Tempo = 10 -3 s
Temperatura = 10 12 graus

5) Um segundo depois do Big Bang, as partículas exóticas teriam começado a formar outras mais estáveis.
Tempo = 1 segundo
Temperatura = 10 10 graus

6) Com apenas três minutos de existência do Universo, teriam surgido os átomos.
Tempo = 3 minutos
Temperatura = 10 9 graus

7) Durante 300 mil anos, os átomos vão formar as estrelas e galáxias que vemos no céu. Ninguém sabe como surgem essas formas irregulares em um Universo que teria surgido de um único ponto, mas há várias teorias:
Tempo = 300 mil anos
Temperatura = cerca de 3.000 graus
(puxar A, B, C)

8) Quinze bilhões de anos depois, os astrofísicos da Terra especulam sobre o que houve no início de tudo e tentam explicar como se formaram as estrelas e galáxias que enxergam no céu.
Tempo = 15 bilhões de anos
Temperatura = -270 graus

Através da radiação de fundo do céu, é possível enxergar o "eco" de forças que agiam no Universo 100 mil anos após o Big Bang. O problema é casar as imagens da radiação com teorias sobre a formação de estrelas e galáxias.
A) Algumas imagens parecem estar de acordo com a "inflação" inicial. Cientistas fazem cálculos para prever como seria o Universo se tivesse existido inflação no começo e encontram indícios dela em alguns pontos do céu.
B) Mas outros pontos do céu sugerem que teorias rivais estejam certas. Uma delas é a que contesta a inflação e diz que a matéria se organizou através de "monopólios", que atraíam matéria para um centro e acabaram originando as galáxias.
C) Outro tipo de defeito que pode ter surgido com o resfriamento súbito do Universo foram as "cordas", estruturas em forma de espaguete que modificaram o perfil uniforme do Universo tornaram possíveis as galáxias.

Texto Anterior: E o Universo, teve inflação?
Próximo Texto: Teoria é a mais completa, diz pesquisador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.