São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barcos recolhem 20 "balseros"

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Barcos recolhem 20 'balseros'
A Guarda Costeira norte-americana resgatou na sexta-feira perto de Biscayne Bay, na Flórida, 16 refugiados cubanos que tentavam chegar aos EUA numa balsa. Os "balseros" haviam sido avistados por tripulantes de um iate.
A embarcação dos refugiados foi escoltada pela Guarda Costeira até Miami, onde eles foram entregues ao Serviço de Imigração. Outros quatro cubanos foram resgatados de um barco a remo ao sul de Cay Sal Bank, nas Bahamas (a leste da Flórida), e levados depois a Cayo Hueso, no mesmo Estado norte-americano.
A Guarda Costeira dos EUA diz que já recolheu 857 "balseros" este ano, aproximadamente o dobro do número registrado no mesmo período de 1993.
O Ministério das Relações Exteriores de Cuba acusa o governo norte-americano de discriminação no tratamento dos cubanos que tentam entrar legalmente no país em relação aos refugiados. Estes obtêm permissão para entrar nos EUA por poderem ser usados para propaganda anticomunista, diz Havana, enquanto 70 mil cubanos já autorizados a viajar pelo regime de Fidel Castro não conseguiriam vistos norte-americanos.
Alicia Alonso, bailarina e coreógrafa cubana que deixou seu país em 1993, ainda não obteve permissão para entrar nos EUA.

Texto Anterior: Refugiados geram polêmica na Flórida
Próximo Texto: Estado está 'farto' e quer apoio federal para imigração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.