São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Virgens e devassos

CARLOS HEITOR CONY

RIO DE JANEIRO – Tem muita gente irritada com a anunciada aliança entre o PSDB e o PFL. Os tucanos, em linhas gerais, são herdeiros da antiga UDN: muita palavra, muita moralidade e sobretudo, muita discriminação com os depravados da política e da vida. Por baixo do pano sempre havia um arreglozinho com os militares –a velha UDN, como o PSDB, nunca foi boa de urna, para chegar ao poder precisou assustar os militares com o fantasma do comunismo e foi assim que 64 começou.
O PFL é o partido da situação, seja ela qual for. Faz mão inversa com qualquer outro partido. Ainda não se aliou ao Enéas porque o Enéas ainda não estourou nas pesquisas. No fundo, o PFL é mais lógico e moral do que o PSDB. Aderindo, não trai.
A indignação dos tucanos lembra a exaltação da mídia quando foi anunciado o casamento de Jacqueline Kennedy com Onassis, o armador de navios, tido como um grego inculto, grosseiro e devasso.
Como? A viúva da América, a Pândora de Dallas, a matrona de Éfeso do Novo Mundo iria rolar na cama com o sátiro grego por causa de dinheiro? Um advogado do Rio, Sérgio Nogueira Ribeiro, chegou a entrar com ação na Corte de Haia pedindo que Jacqueline fosse considerada oficialmente "a prostituta do século"! A verdade não era bem assim: Onassis estava em dificuldades, seus negócios não eram transparentes, ele precisava melhorar de imagem. A viúva de Kennedy foi quem arrumou a vida complicada do ex-amante de Maria Callas. Onassis poderia ter cantado para Jackie como Scarpia para Tosca, "a donna bella non mi vendo a prezzo di moneta". Mas essa é uma hipótese lírica.
O PSDB -nem se sabe por quê– cisma até hoje que é uma entidade preciosa, histórica, acima das misérias humanas. O PFL aceita e se dá bem com a idéia de ser o partido devasso que gosta de rolar na cama do poder. No fundo, como Onassis e Jacqueline, todos se entendem na hora que interessa. (Falei de Scarpia linhas acima: preciso voltar a ele um dia desses).

Texto Anterior: Definições e dúvidas
Próximo Texto: As faculdades formam charlatães?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.