São Paulo, domingo, 20 de março de 1994 |
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Escolha de programas depende da atividade
MARIA EDICY MOREIRA
Os programas de vendas informam se o cliente está em débito ou não, quanto e quando comprou e pesquisam produtos mais vendidos. Para o comércio, os programas de vendas devem oferecer também recursos para leitura de código de barras. Essa facilidade elimina a digitação de preços e facilita a atualização de estoques. Os bons controles de estoque atualizam o número de itens em tempo real e dão alerta quando é preciso fazer novas compras. Pesquisar fornecedores, selecionar melhores preços e determinar quantidades a serem compradas é função dos programas de compras. Qualquer empresa precisa de programas de contabilidade e de fluxo de caixa para controlar suas contas. Os programas de folha de pagamento ou gestão de pessoal controlam o pagamento de salários, benefícios e férias e ajudam na seleção de empregados. Os programas de PCP (planejamento e controle de produção) destinam-se às indústrias. Controlam compras, estoques de matérias-primas e de produtos, quantidades produzida e a produzir e custos de produção. As planilhas fazem previsões de resultados e análises de vendas. "Pode-se fazer programas para cálculo de preços de vendas e de custos de produtos", diz Francisco Loschiavo, da Senso Consultoria. Os processadores de textos são importantes para qualquer empresa. Permitem redigir documentos e editar boletins. Bancos de dados têm a função de catalogar informações. Programas para leigos, como "Access" da Microsoft e "Approach" da Lotus, permitem catalogar produtos com suas fotos e controlar promoções. (MEyM) Texto Anterior: Salão de software é a novidade da feira em 94 Próximo Texto: Lojas de 'um só produto' fazem sucesso Índice |
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