São Paulo, domingo, 20 de março de 1994
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Lojas de 'um só produto' fazem sucesso

ROBERTA JOVCHELEVICH
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Abrir uma loja de móveis especializada em determinado produto é um bom negócio. Apesar do investimento inicial ser considerado alto –cerca de US$ 100 mil–, comerciantes do setor de cadeiras e sofás garantem que a atividade traz retorno "polpudo" a médio prazo (dois a três anos) e é uma tendência já consagrada no exterior.
A loja deve colocar à mostra o maior número de modelos possível. Por isso é necessário ter um espaço grande –cerca de 150 m2. A clientela básica é formada por decoradores, hotéis, restaurantes e escritórios. Investir em divulgação e se atualizar com revistas de design e decoração é fundamental.
Em São Paulo se concentram muitos fornecedores, mas o ideal é se certificar das condições do fabricante para garantir a qualidade do produto ao cliente, como fazem as lojas de fábrica. Para o consumidor final, o preço médio de uma cadeira, residencial ou de escritório, é de CR$ 150 mil. Já um sofá de qualidade não sai por menos de CR$ 300 mil.
Segundo Edson Petri, 36, proprietário da Só Cadeiras, que oferece mais de 90 modelos residenciais da peça, "trabalhar com cadeiras é um excelente negócio". Com duas lojas e 18 anos de experiência, Petri afirma que é importante estar sintonizado com as novidades do setor e renovar modelos ultrapassados "sem deixar de trabalhar com os mais tradicionais e clássicos".
A Casa das Cadeiras, outra loja que está há 18 anos no ramo, optou por trabalhar também com poltronas. De acordo com o gerente Teobaldo Augusto Pires, 36, entre os mais de cem modelos oferecidos pela loja os que têm maior saída são os da linha inglesa. Como grande parte das lojas do gênero, a Casa das Cadeiras só trabalha sob encomenda. "O cliente escolhe o tipo de acabamento e traz o tecido", afirma Pires.
A fábrica de cadeiras e poltronas para escritório Remantec montou seu show-room recentemente. Cláudio Grineberg, 49, sócio, recomenda que antes de abrir a loja o comerciante pesquise entre os fabricantes e escolha "o que ofereça as peças com maior conforto e durabilidade". A Remantec dá garantia de cinco anos ao consumidor.
Jacq Strauss, 48, fundou a Sofá & Companhia, especializada em sofás e sofás-camas há quatro anos e, nesse período, inaugurou duas filiais. Com planos de expandir a rede para dez lojas, Strauss, que trabalha com oito fornecedores, diz que, para se obter sucesso, "o fornecedor tem que atuar como parceiro do negócio".

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