São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Michael Andretti vence na Fórmula Indy

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O norte-americano Michael Andretti, após o fracasso completo em sua passagem pela Fórmula 1, retornou com sucesso ao campeonato de Fórmula Indy. Ele ganhou a prova de abertura da temporada de Indy, ontem, no circuito de rua de Surfer's Paradise, na Austrália. Andretti cruzou a linha de chegada 1s326 à frente do brasileiro Emerson Fittipaldi. A prova começou atrasada, às 16h10 (horário australiano, 3h10 em Brasília) por por causa das chuvas, que também prejudicaram a competição, encerrada quando ainda se encontrava na 55ª das 65 voltas previstas, em consequência da falta de luz causada pelo anoitecer.
O britânico Nigel Mansell, atual campeão da Indy e vencedor do GP da Austrália no ano passado, terminou a prova em nono lugar. Ele havia sido o mais rápido nos treinamentos e largara na pole-position. Mansell teve problemas ao tentar ultrapassar Michael Andretti, que tinha saltado para a ponta no início da prova. O campeão caiu para a 15ª posição e teve de reformular seu plano de corrida. Aos poucos foi recuperando posições e recebeu a bandeirada final com oito adversários à sua frente.
A corrida foi muito complicada. Logo no início, uma batida múltipla deixou fora de competição o brasileiro Raul Boesel e o norte-americano Bobby Rahal, além de causar danos em outros quatro carros.
A vitória de Michael Andretti foi dramática, pois ele só a assegurou na linha de chegada, após um intenso ataque de Emerson Fittipaldi. O pai de Michael, Mario Andretti, ficou na terceira colocação, seguido de Jimmy Vasser, Stefan Johansson e do brasileiro Maurício Gugelmin.
Michael Andretti comemorou intensamente a conquista no GP da Austrália, que lhe abriu as portas para recuperar o prestígio de piloto de alto nível, imagem manchada na péssima passagem pela McLaren, como companheiro de Ayrton Senna, na temporada de F-1 do ano passado.
"Estou muito feliz com minha volta à Indy. Ninguém sabe o que esse dia significa para mim, depois de tudo o que passei", afirmou o piloto, de 32 anos, que agora lidera o campeonato, com 21 pontos.
A pontuação do campeonato, após a primeira prova, é a seguinte: 1º) Michael Andretti (EUA), Reynard Ford, 21 pontos; 2º) Emerson Fittipaldi (Brasil), Penske Ilmor, 16; 3º) Mario Andretti (EUA), Lola Ford, 14; 4º) Jimmy Vasser (EUA), Reynard Ford, 12; 5º) Stefan Johansson (Suécia), Penske Ilmor, 10; e 6º) Maurício Gugelmin (Brasil), Reynard Ford, 8.

Texto Anterior: Métodos opostos
Próximo Texto: Emerson inicia bem temporada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.