São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarney ataca Congresso revisor e aumento do salário dos deputados

DE PARIS

O senador José Sarney atacou em Paris a revisão constitucional. Em entrevista à Folha, concedida na residência do embaixador Leite Barbosa, onde está hospedado, Sarney comentou a participação brasileira na 91ª Conferência Interparlamentar e atacou o aumento dos salários do Legislativo.
Folha - Qual é a importância da Conferência Interparlamentar?
Sarney - É a mais antiga instituição que reúne parlamentares de todas as democracias, e vem cumprindo uma função extraordinária ao longo do tempo. Ela tem justamente a finalidade estabelecer as funções e crises dos parlamentos, pois sem eles as democracias são frágeis.
Folha - Quais os pontos que o senhor vai defender nas reuniões?
Sarney - Um dos pontos básicos é a discussão da crise dos parlamentos no mundo todo.
Folha - Seria este o momento ideal para a vinda de um grupo de parlamentares aqui para a França, exatamente quando se tenta votar a revisão?
Sarney - No meu caso, afirmo que a Constituição de 1988 é o pior texto constitucional que tem no Brasil. Ela criou a ingovernabilidade no país. Naquela época eu anunciei que o melhor artigo da Constituição era aquele que previa sua revisão após cinco anos. Infelizmente, a revisão está sendo um fracasso absoluto, e desde o princípio eu me recusei a participar dela. Eu acho que a abstenção é um direito parlamentar.
Folha - Se a revisão estivesse sendo feita de forma que o senhor concordasse, o senhor se recusaria a fazer essa viagem à Paris?
Sarney - Sim, se a revisão fosse séria, sim, mas infelizmente não é o que está ocorrendo.
Folha - O que senhor acha do aumento salarial do Legislativo?
Sarney - O meu voto é pela manutenção do veto, pois esse aumento é inoportuno. Não é o caso de aumentar o salário da Legislativo enquanto o salário do trabalhador caiu 50% de 90 para cá.

Texto Anterior: Congresso tenta última saída para revisão
Próximo Texto: Vasp deve US$ 75,6 milhões ao Banespa; sigilo pode ser quebrado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.