São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cheiro acalma e combate insônia

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem prefere dormir com cheiros ou o ruído de folhas pode escolher entre os travesseiros de macela, pétalas de rosa, alecrim, cortiça, eucalipto ou mil-flores. Fabricantes e vendedores dizem que eles não são alérgicos, acalmam e combatem a insônia.
A oferta depende das estações do ano. "Estamos na colheita da macela", diz Alain Pugliese, da Alternativa. Também faltam painas, porque as paineiras agora estão floridas.
Os travesseiros de casca de trigo mourisco –usados há séculos no Japão– são cada vez mais vez mais raros, pois são facilmente atacados por bichinhos. Para substituí-los, os japoneses criaram pequenos "macarrões" de plástico que permitiriam a mesma automassagem proporcionada pelo trigo. Há dois anos o produto foi lançado no Brasil com o nome de Dreamy-Pillow.
Outra invenção japonesa –o Kenko Makura– tem pequenas peças de argila e ímãs em seu interior. Shigesaburo Amino, 50, um dos sócios da Nikken do Brasil, que fabrica os colchões e travesseiros Kenko, diz que os ímãs ajudam a circulação sanguínea.
O mais comum dos travesseiros é o de espuma de látex sintético. Os principais fabricantes –entre eles a Durocrin– têm vários modelos que não deformam, são antialérgicos e não esquentam. Os médicos recomendam aqueles com densidade em torno de 22.(AB)

Texto Anterior: Saiba escolher o melhor travesseiro
Próximo Texto: POSIÇÃO PARA O SONO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.