São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como evitar falhas

MARIA EDICY MOREIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Além de recorrer às assistências técnicas, existem outras saídas para se livrar dos defeitos nos micros. Cuidados em relação ao uso e à escolha da máquina evitam muitos problemas.
Segundo Sérgio Camórcio, dono da Computer House, uma das primeiras providências que o usuário deve tomar é comprar um estabilizador de voltagem. As variações bruscas de tensão na rede de energia reduzem a vida útil dos equipamentos. Programas antivírus evitam danos nos programas aplicativos e nos discos.
Camórcio diz que um dos erros mais comuns entre usuários de notebooks é recerregar apenas parte da bateria. O acessório perde a capacidade de absorver carga plena e não funciona. Essa experiência foi vivida pelo consultor Juvenal Boller.
Por falta de informação, Boller cometeu mais dois erros. Estava na África e comprou um notebook Líbrex, não distribuído no Brasil. Isso inviabilizou o conserto, por falta de peças. Além disso, um amigo seu ligou o micro de 110V na tomada de 220V. Danificou circuitos.
Economia com suprimentos também sai cara. Fitas e toner recondicionados e de má qualidade danificam os mecanismos de impressão das impressoras matriciais e a laser. Fumar perto dos micros é outro erro. A nicotina e partículas de fumaça se acumulam na cabeça dos discos flexíveis, provocando erros de leitura. (MEyM)

Texto Anterior: Empresas instalam placas e programas
Próximo Texto: Lei prevê direitos do usuário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.