São Paulo, quinta-feira, 24 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casa-museu homenageia Nostradamus

FEDERICO MENGOZZI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O médico francês Michel de Notredame, ou Nostradamus, devia saber, mas a modéstia o impediu de dizer numa de suas "Centúrias Astrológicas" que, no fim do segundo milênio, seria inaugurado um museu com seu nome na casa em que morou nos últimos 20 anos de vida. A Maison de Nostradamus, em Salon-de-Provence, departamento de Bouches-du-Rhône, sul da França, abriu as portas há dois anos, homenageia o célebre astrólogo e vidente e, além de atender as pessoas sensíveis ao esoterismo, visa também quem se interessa pela história do Renascimento francês.
O museu lembra sobretudo o homem Nostradamus, o filho de uma família judia convertida ao catolicismo que estudou línguas antigas e a ciência de seu tempo –astronomia, matemática, medicina– para, de certa maneira, a partir dos 40 anos, negá-las com seus dons proféticos. A astronomia, a farmacologia e a medicina de seu tempo são alguns dos temas abordados na casa-museu de Salon-de-Provence, ao lado do humanismo e do próprio Renascimento. Livros e objetos da época de Nostradamus contribuem para trazer o século 16 ao 20, o século de alguns desastres que previu.
O museu também vende em sua lojinha todo o gênero de artigos relacionados ao mundo do profeta. Em três quadros –juventude, maturidade, centúrias e profecias– e dez quadros, um espetáculo de som e luz, com figuras de cera criadas pela equipe do Museu Grévin, relembra a vida e a obra de um personagem para quem, shakesperianamente, havia mais mistérios entre o céu e a terra do que sonhava a vã filosofia do século em que nasceu, viveu e morreu.

MAISON DE NOSTRADAMUS, 11, rue Nostradamus, tel. (33) 90566431, Salon-de-Provence. Abre diariamente, das 10h às 12h e das 14h às 18h.

Texto Anterior: Gardel se tornou argentino em 85
Próximo Texto: Profecias não acabaram
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.