São Paulo, sexta-feira, 25 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CEI move ação contra ex-usina de Fiuza

DANIELA PINHEIRO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Comissão Especial de Investigação do Executivo decidiu entrar com uma ação judicial contra a Usina Bititinga S/A –antiga Companhia Agroindustrial Jaçanã, do deputado Ricardo Fiuza (PFL–PE)– e suspendeu indefinidamente a liberação de recursos para três municípios do Maranhão (Açailândia, Barra do Corda e Vargem Grande).
As medidas foram tomadas ontem com base na apresentação de relatórios preparados pelos quatro coordenadores das subcomissões da CPI do Orçamento. De acordo com a apuração da CPI, a Jaçanã negociou irregularmente uma dívida de US$ 4 milhões com a Caixa Econômica Federal graças à influência de Fiuza junto ao seu então presidente, Álvaro Mendonça.
Em fevereiro de 92, a empresa foi transferida e o empréstimo renegociado. Porém, não foram mantidas as garantias originais do débito nem oferecidas outras, de responsabilidade dos novos acionistas. Os verdadeiros tomadores dos recursos deixaram de figurar no processo. Ricardo Fiuza nega qualquer irregularidade.

Texto Anterior: Projeto aprovado vai impedir renúncias
Próximo Texto: PF se opõe à chefia para obedecer STF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.