São Paulo, sexta-feira, 25 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Orgasmo controla concepção, sugere estudo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A mulher controla inconscientemente a resposta sexual para determinar quem será –e quando– o pai de seus filhos, informaram pesquisadores britânicos.
"A fêmea decididamente tem a palavra final", disse o biólogo Robin Baker, da Universidade de Manchester, que apresentou seus resultados em conferência na Sociedade Psicológica Britânica.
Segundo Baker, a mulher controla seus orgasmos e expele esperma excedente. "Ela está fazendo um julgamento inconsciente", disse.
O biólogo estudou informações de 35 casais que se voluntariaram para um estudo íntimo e usou dados de uma pesquisa com mais de 3.500 mulheres. Ele descobriu que as mulheres têm tendência a expelir o esperma (através do orgasmo) dos parceiros quando têm uma relação monogâmica.
Segundo Baker, estudos indicam que isso acontece porque os espermatozóides têm mais chances de inseminar um óvulo se estiverem em menor quantidade no corpo da mulher. As mulheres estudadas controlavam a quantidade de esperma que ficava dentro do corpo "regulando" os orgasmos.
"Orgasmos que chegam a qualquer instante entre um minuto antes e 45 minutos depois da ejaculação do parceiro levam a um maior nível de retenção de esperma", escreveu o pesquisador em um resumo de suas conclusões.
Mas se a mulher tiver mantido relações com mais de um homem, as regras mudam. Ela então retém mais esperma de um dos homens –claramente aquele escolhido para ser o pai. Baker afirmou que, quando o espermatozóide está competindo com o de outro homem, é mais vantajoso estar em maior número.
"Durante períodos de infidelidade, as mulheres mudam o padrão dos orgasmos", escreveu o pesquisador. Elas expelem mais esperma do "outro".
"É um sistema muito flexível, difícil para o homem interpretar", diz o pesquisador, que ressalta que o estudo não considerou o ciclo menstrual das mulheres.

Texto Anterior: Banco Mundial vê desperdício de recursos
Próximo Texto: Decidir sexo de bebê inquieta britânicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.