São Paulo, sexta-feira, 25 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parque se estende por 4 municípios

DA REPORTAGEM LOCAL

O núcleo Pedra Grande conta com uma equipe de monitores para atender os visitantes. Eles fornecem informações e podem até acompanhar grupos nas caminhadas, caso seja solicitado.
O ingresso tem um preço simbólico. Custa apenas CR$ 100,00 (válido para o mês de março). Crianças menores de cinco anos e pessoas com mais de 65 anos não pagam.
Situado ao lado do Horto Florestal (zona norte), e com uma área de 7.900 hectares, o parque é considerado uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo situadas dentro de uma região metropolitana. Estende-se por quatro municípios: São Paulo, Mairiporã, Caieiras e Guarulhos, todos na região metropolitana.
Até o final do século 19, a serra da Cantareira era ocupada por fazendas de café, chá e cana-de-açúcar. Grande parte da vegetação nativa foi derrubada.
A partir de 1890, o governo do Estado começou a desapropriar as fazendas. O objetivo era recuperar a mata e preservar a região, então a única responsável pelo fornecimento de água para a cidade.
A serra foi batizada de Cantareira em razão da grande quantidade de nascentes e córregos. O nome Cantareira se origina de cântaro, que significa jarro ou vaso grande para guardar líquidos.

Texto Anterior: Termina reforma do viveiro que abastece a cidade
Próximo Texto: Cidade guarda 'selva' na Cantareira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.