São Paulo, sábado, 26 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflexível

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Deveria ser um pronunciamento agressivo, pelo jeito. O ministro Maurício Corrêa estava, de forma flagrante, buscando aparentar firmeza e até um pouco de rigor, ou ameaça. As palavras seguiam no mesmo sentido. Chamar o Judiciário e o Legislativo de "grupos" que querem perpetuar privilégios não é sinal de flexibilidade.
Mas não foi uma boa escolha, a do locutor. Afinal, não faz muito tempo Maurício Corrêa estava dando vexame no Carnaval, por excesso de bebida. Não é um modelo, o ministro da Justiça. Mais, foi Maurício Corrêa quem, no final do ano passado, apareceu na Rede Manchete para comentar o plano de fujimorização proposto ao presidente Itamar Franco.
Mas talvez a idéia seja mesmo lembrar o episódio. Não foi à toa, afinal, que o ministro falou indiretamente em ameaça "à própria segurança do país".
Brizola
Como se não bastasse toda a propaganda de Paulo Maluf e Luiz Fleury, ontem foi a vez de Leonel Brizola invadir a tela. Em longo comercial pago pelo Banerj, o governador do Rio fez sentir aos paulistas que ainda não desistiu de seus votos. Como cabo eleitoral, foi contratar ninguém menos do que Pelé. O rei do futebol elogiou, por dois minutos, os Cieps.
Apareceu no SBT, na Record, em toda parte, menos na Globo. Coincidiu, por assim dizer, com o anúncio de que o governador vai deixar o cargo. Anteontem, Maluf havia convocado a Globo para o seu anúncio. Ontem, Brizola convocou a Manchete para uma declaração até engraçada: "Vou deixar o governo para não fechar as portas a uma eventual candidatura." Eventual...
URV
Depois de duas semanas, a URV ainda confunde. Não apenas os empresários, ontem reunidos com o presidente do Banco Central no clube Paulistano, como mostrou o Jornal da Record, mas sobretudo os assalariados. Aqui Agora e Rede Cidade, que priorizam os assalariados, confundiam-se ontem à noite, outra vez, ao avaliar os efeitos do novo indexador.
"Os preços dos aluguéis estão caindo com a implantação da URV", anunciou o Rede Cidade, otimista. "A oferta de imóveis para alugar está crescendo." Já o Aqui Agora dizia desconfiado que "a URV está comendo a cesta básica" e que "tem que pesquisar." O tempo passa e ninguém descobre como julgar, afinal, o plano.

Texto Anterior: FHC diz a Itamar que disputa Presidência
Próximo Texto: PT poderá procurar aliança com Brizola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.