São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hormônio masculino favorece a calvície

TEREZA CRISTINA GONÇALVES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Queda de cabelo assusta homens e mulheres das mais diversas idades, mas somente uma queda maior que cem fios diários justifica a preocupação.
A calvície é hereditária e dar um olhada nos cabelos (ou falta deles) do pai ou avô ajuda a saber se existe motivos para alarme. O hormônio masculino testosterona é o principal "inimigo".
Atualmente acredita-se que existem nos calvos receptores hormonais mais sensíveis à testosterona, especificamente no couro cabeludo. Por isso é menos comum em mulheres e esses homens podem continuar com pêlos em outras regiões.
As alterações relacionadas ao problema são extremamente variadas. Desde pequenas infecções até estresse, dietas alimentares muito vigorosas, medicações e problemas hormonais. A dermatite seborréica é a principal.
Existem fases normalmente relacionadas à maior queda de cabelo. Após o parto, por exemplo, a diminuição dos hormônios femininos em relação aos níveis existentes durante a gravidez pode resultar em aumento do número de fios perdidos. Esses casos não exigem tratamento.
Quando algum tratamento é necessário, o tipo varia conforme a causa. Nos casos determinados hereditariamente são utilizadas técnicas para aumentar a nutrição do fio e retardar a sua queda.
Apesar das tentativas de estimular o couro cabeludo através de massagens e banhos de luz, o uso de uma substância que dilata seus vasos sanguíneos, o minoxidil, é o único comprovadamente eficaz.
O melhor é usar desde que se percebe o problema. Precisa existir pelo menos uma "penugem", já que o remédio não produz novos fios, apenas revitaliza e adia a queda dos existentes. Seu uso deve ser contínuo para que o efeito se mantenha, e infelizmente nem todos os casos respondem favoravelmente. Como todas as medicações, o minoxidil possui indicações específicas e efeitos colaterais e seu uso deve ser orientado por um médico.(TCG)

Texto Anterior: Caspa é 6 vezes mais comum em homens
Próximo Texto: Dona-de-casa piora em fase de estresse emocional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.