São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Stein, Hernan, Lescarbeau e Segarra

NIZAN GUANAES

Nesta Semana Santa os brasileiros, além do excelente bacalhau, vão poder desfrutar de outro motivo de orgulho da Noruega: Stein Leikanger.
Um publicitário jovem, muito simpático, de comunicação fácil com platéias latinas, já que fala fluentemente o espanhol (sua mãe é argentina), e sobretudo o publicitário que tem feito a Noruega brilhar em Cannes. No último festival creio que foram 7 Leões que os noruegueses levaram para casa. E cada um deles –o que é muito importante– ovacionado pelo público.
Ao contrário de países como Estados Unidos e Inglaterra, onde a força da produção é visível, os filmes noruegueses são de uma simplicidade franciscana. E em cada um deles não se percebe o diretor, o enquadramento, o cenógrafo, o iluminador –e sim a idéia. A idéia e o produto ao qual ela está devotada. Parece que são "causos" contados na tela da TV. Simples, despretensiosos e de uma graça incrível. Como o comercial de uma companhia aérea em que o marido eroticamente sedento surpreende a mulher adentrando romanticamente a sala, nu com uma rosa na boca, sem ter percebido que a dita-cuja estava acompanhada dos pais que chegaram de surpresa pela promoção da companhia.
Stein e seu trabalho são sem dúvida uma aula e uma reflexão interessante para nós e nossos anunciantes. Eles nos tiram todo tipo de desculpa e os tiques gerados em parte por essa enorme confusão econômica. Tenho certeza de que nos dará uma enorme saudade de momentos mais simples e não menos vitoriosos da propaganda do Brasil.
Mas nem só de Stein Leikanger vive a 8ª Semana Internacional da Criação Publicitária (de 4 a 8 de abril, no Maksoud Plaza). Outros extraordinários criativos estão chegando e são realmente imperdíveis. Como Hernan Ponce, hoje o grande nome da propaganda argentina. A Argentina tem mostrado nos últimos festivais trabalhos memoráveis, criados e produzidos sob os auspícios dos bons ventos econômicos. Além disso, Hernan, sem aquele preconceito patropi, tem produzido muito em parceria com nossa grande Flavia Moraes.
Diretamente do gêlo de Minneapolis chega Mike Lescarbeau, da Fallow McElligott. Essa agência é uma lenda. Deslocou o eixo da propaganda para fora da Madison Avenue, abrindo o reinado das grandes pequenas agências. Uma palestra que a meu ver nenhum dono de agência fora do eixo Rio-São Paulo, nenhum criativo da Bahia, de Minas, do Pará deveria deixar de assistir. Afinal, se alguém pode dizer como crescer fora do eixo, esse alguém é a Fallow.
Além dos nomes que chegam para a Semana da Criação, amanhã outro grande nome da propaganda mundial faz uma conferência imperdível no Centro de Convenções Rebouças: Toni Segarra, o publicitário espanhol que há dois anos se tornou mundialmente conhecido por conquistar o Grand Prix do Festival de Filmes em Cannes. A palestra é promovida pelo Clube de Criação de São Paulo (que está trabalhando como nunca). Ingressos no local.
Ambos os eventos são obrigatórios para qualquer profissional maduro, aberto e bem-sucedido. E que, justamente por ser tudo isso, senta-se com toda a humildade para aprender com seus colegas, com a alma encantada e coração e ouvidos de um estudante.

Texto Anterior: Consultor japonês vai formar 'discípulos'
Próximo Texto: McCann caminha para seu primeiro bilhão na AL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.