São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
O franchising crescendo no Leste Europeu
MARCELO CHERTO; MARCUS RIZZO MARCELO CHERTOMARCUS RIZZO É impressionante como os países do chamado Leste Europeu, que até recentemente estavam fora do "circuito mundial das franquias", vêm atraindo cada vez mais a atenção dos franqueadores internacionais. A KFC, por exemplo, se associou a uma trading company tcheca para instalar 40 restaurantes da sua marca na República Tcheca, nos próximos quatro anos. A Kmart, vice-líder no mercado de franquias de lojas de conveniência nos Estados Unidos e outros países, comprou 12 lojas de departamento que pertenciam a uma estatal tcheca e as está convertendo num misto de loja de conveniência com mini-shopping. Uma das empresas que vão estar presentes nesses mini-shoppings e a Little Caesars Pizza, cuja rede de franquias e lojas próprias, nos Estados Unidos, está perto das 5.000 pizzarias. Segundo estimativas de especialistas do ramo, as vendas da rede Little Caesars já superam os US$ 2,2 bilhões ao ano. A Arby's, que está em franca expansão aqui no Brasil, onde deve chegar a mais de 150 franquias ao longo dos próximos cinco anos, está se preparando para entrar com tudo também nos países da ex-Cortina de Ferro. A Ziebart, presente no Brasil desde 1976 com uma loja própria e 12 franquias que oferecem tratamento antiferrugem para automóveis e outros veículos pretende abrir no mínimo 20, talvez 25, oficinas na Hungria, entre 1994 e 1999. Um sinal dos novos tempos: acabam de ser formadas associações nacionais de franchising na República Tcheca e na Polônia. Neste último país já está em fase de planejamento a primeira feira de franquias, que deverá ocorrer dentro de aproximadamente um ano. Aliás, têm nascido tantas associações de franqueadores no mundo inteiro que foi formado um grupo encarregado de viabilizar a criação de uma federação mundial das associações de franchising. Fazem parte deste grupo um representante da International Franchise Association e os presidentes ou vice-presidentes das Associações de Franchising da Argentina (Osvaldo Marzorati, conselheiro do nosso Instituto Franchising), México (nosso querido amigo e parceiro Enrique González, também conselheiro do Instituto Franchising), França e Canadá. O presidente da Associação Brasileira de Franchising ficou de fora. Não entendemos por que. MARCELO CHERTO e MARCUS RIZZO são diretores da Cherto & Rizzo Franchising e do Instituto Franchising, professores da FGV e da Franchising University, escritores e conferencistas. Texto Anterior: A fuga da cidade grande Próximo Texto: Bolsas de Valores aguardam definições Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |