São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmbio quebra e tira Christian da prova

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Nem mesmo os conselhos ao pé do ouvido, dados pelo tio Emerson, o supercampeão da F-1 e Indy, quando o carro alinhou para a largada, evitaram que Christian Fittipaldi perdesse o desafio diante de seu maior adversário nesta primeira etapa do Mundial de F-1: o câmbio. O piloto desembarcara em Cumbica oito dias antes do GP alertando que a resistência do câmbio era o problema. O GP confirmou que ele estava certo. O Arrows de Christian aguentou 21 voltas antes de quebrar.
"Não é um problema de fácil solução. O importante é que o carro se mostrou competitivo e andou bem enquanto esteve na pista", disse Christian, aparentemente conformado com o fracasso da Arrows em Interlagos. O italiano Gianni Morbidelli, o outro piloto do time, também teve de abandonar a competição (deu apenas cinco voltas) por causa do câmbio.
Pelo rendimento do carro no início da prova –largou na sexta fila, com o 11.º tempo–, quando chegou a ocupar o 8.º lugar na 19ª volta, Christian chegou a calcular que com mais 25 voltas estaria entre os quatro primeiros.
Justificou seu otimismo afirmando que tinha planejado fazer apenas um pit stop, economizando tempo. Por isso havia largado com 95 litros de combustível. Dessa forma, com seu Arrows um pouco mais pesado do que a maioria dos adversários, seria um pouco mais lento e aumentaria a velocidade com o transcorrer da competição.
"O câmbio acabou com os todos os planos", declarou, lembrando que praticamente todos os carros pararam duas vezes nos boxes. "Eu estava dando o máximo de mim. Depois da largada, você esquece os problemas e espera um carro perfeito", disse. Segundo ele, o câmbio começou a apresentou problemas na 14ª volta.
Christian afirmou que está otimista. Elogiou o motor (Ford V8, série 8, o mesmo que a McLaren usava em 1993) e a rapidez do Arrows, cujo modelo é desenvolvido pelo projetista Alan Jenkins.
"Pelo ritmo da corrida e da forma como andei, sei que conseguirei bons resultados este ano", afirmou o piloto que já acertou com a direção da equipe uma sessão de testes na Inglaterra.(EA)

Texto Anterior: Rubinho chora durante a última volta
Próximo Texto: Alemão diz que vitória não foi surpresa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.