São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antone's despreza modismos

CARLOS CALADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os blueseiros brasileiros acabam de ganhar mais um canal de acesso à atual produção desse gênero nos EUA. Nomes ainda pouco conhecidos por aqui, como os de Luther Tucker, Doyle Bramhall ou Steve James, começam a desembarcar nas lojas locais através do selo alternativo Antone's.
Representado com exclusividade no país pela Interdisc (distribuidora e gravadora paulista, que já lançou os CDs das bandas nacionais Fickle Pickle e Big Allanbik), o selo Antone's é cultuado hoje nos EUA e na Europa, por seu apego à tradição do blues, sem preocupações com modismos.
Proprietário de um dos bares de blues mais respeitados nos EUA (o jornal "USA Today" já o elegeu "o melhor do país"), situado em Austin (Texas), Clifford Antone decidiu fundar o selo homônimo em 1987. De início, pensou em editar apenas os shows de "bluesmen" que tocaram no bar durante sua primeira década de vida, como Memphis Slim, Buddy Guy, Albert Collins e Otis Rush.
A repercussão foi tão boa que, meses depois, o Antone's já estava levando para o estúdio talentosos blueseiros da região, como Angela Strehli, Lou Ann Barton e Doug Sahm. Hoje, o selo tem um catálogo de 28 títulos –alguns até já indicados para o prêmio Grammy.
Para divulgar melhor as gravações da Antone's, a Interdisc pretende trazer artistas do selo ao país. Segundo o diretor Antonio Lombardi, os primeiros shows serão com o cantor e guitarrista Steve James, que virá a São Paulo, na primeira semana de maio, simultaneamente ao lançamento de seu novo disco. "O projeto é contínuo. Já temos outros nomes na lista, como James Cotton e Sue Foley", avisa Lombardi.
Duas ótimas introduções ao catálogo da Antone's estão nas coletâneas "Bringing You the Best in Blues" e "Antone's Women". A primeira reúne "bluesmen" como Buddy Guy, Ronnie Earl, Matt Murphy e James Cotton. A segunda traz só blueseiras, como Lou Ann Barton, Barbara Lyn e Marcia Ball, que surpreendem quem está acostumado à predominância masculina no gênero. (CC)

Selo: Antone's
Distribuição: Interdisc (r. Victor Hugo, 398, tel. 011/227-8930, Pari, região central de São Paulo)

Texto Anterior: Ronaldo Bastos lança o Dubas
Próximo Texto: Natasha faz linha "college"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.