São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Natasha faz linha "college"

MARCEL PLASSE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A MTV dá o mapa. Parte expressiva dos artistas internacionais na telinha não faz parte do elenco de nenhuma "major" (grande gravadora). E é notório que a MTV privilegia sucessos comerciais.
As pequenas gravadoras se ligaram e começam a assinar contratos com selos independentes americanos e europeus. Selos importantes como 4AD, Profile, Big Cat, Metal Blade, Matador, Restless, Epitaph e XL estão na lista.
Por ironia, alguns desses selos são distribuídos em diversos países pelas mesmas "majors" que dominam o mercado brasileiro. A Warner, por exemplo, distribui nos EUA o selo inglês 4AD, da banda-sensação de 93, Breeders, mas o acordo não se estende ao Brasil. Sobrou para a Natasha.
Essa gravadora, sediada no Rio, fechou com os selos 4AD e Big Cat, e está acertando com o Rykodisc. A linha é "college", rótulo para bandas que, sem fazer metal, usam a guitarra como distintivo. Só para contrariar, a Natasha deve lançar o grupo Morphine, que não tem guitarras.
O selo carioca, que já trouxe o álbum "Slanted and Enchanted", do grupo Pavement, lança esta semana a coletânea "Mesomorph Enduros", com diversas bandas da Big Cat. No disco, um rali de barulhentas guitarras sem escapamento, produzido pelo tio do rock industrial, J. Thirlwell. É a vanguarda do barulho: Cop Shoot Cop, Melvins, Jesus Lizard e Unsane, entre outros. Em abril, saem os álbuns dos grupos Morphine, Sugar, Belly, Breeders e a nova obra-prima do Pavement.
Paradoxx
O caçula dos independentes, Paradoxx, criado há cinco meses em São Paulo, também vai atrás de grupos do "college" rock americano, mas sua principal aposta é o ecletismo. No primeiro pacote, lançou cinco bandas do pouco expressivo selo australiano Survival. Ao mesmo tempo, preparou uma coletânea com o melhor do selo inglês XL, especializado em hardcore, a tendência mais radical da dance music. A coletânea, que traz o nome da Nova FM e seleção do DJ Renato Lopes (Rave e Sra. Krawitz), tem Liquid, Jonny L, Dome Patrol e Prodigy. Na bolacha: "The Cutting Edge", de Dome Patrol, com sample de Echo and the Bunnymen, e o absoluto hit "Out of Space", de Prodigy.
Paradoxx está fechando com a Profile, gravadora de rap, o lançamento do último álbum do grupo Run DMC. Também tenta definir com a Matador o lançamento do aclamado álbum de estréia da cantora Liz Phair, mas a recente compra da gravadora "college" por uma major pode emperrar as negociações. Ainda nos planos, toda discografia da banda hardcore Bad Religion, do selo Epitaph.

Selos: 4AD, Big Cat, Rykodisc
Distribuição: Natasha (r. Dias de Barros, 43-A, tel. 021/242-5525, Rio)
Selos: Survival, XL, Profile, Epitaph, Matador.
Distribuição: Paradoxx (r. General Jardim, 277, 10.º andar, tel. 011/255-5471, São Paulo)

Texto Anterior: Antone's despreza modismos
Próximo Texto: Saci nasce como cooperativa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.