São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O Desafio" mostra a angústia de um período

MARCELO REZENDE
DA REDAÇÃO

Filme: O Desafio
Ciclo: 1964: 30 anos
Produção: Brasil, 1965, 81 min.
Direção: Paulo Cezar Saraceni
Elenco: Isabella Saraceni, Oduvaldo Vianna Filho e Joel Barcelos
Quando: Hoje, às 22h30
Onde: Espaço Banco Nacional de Cinema - Sala 3 (r. Augusta, 1.475, Cerqueira César)

No início do filme "O Desafio", de Paulo Cezar Saraceni, uma mulher da um conselho a seu amante: "Acho que você está se preocupando demais com essa história de revolução". O filme que o Espaço Banco Nacional de Cinema exibe hoje dentro do ciclo "1964: 30 anos", com promoção da Folha, é antes de tudo um registro. O flagrante de uma desilusão, onde o discurso político é acompanhado por uma necessidade urgente de rompimento.
Um homem tenta se desvencilhar de um amor, uma mulher casada descontente com seu cotidiano. Uma história de amor enfim, mas que guarda uma estranha peculiaridade: uma história de amor violentada por um momento histórico quase macabro, um golpe militar. Como construir um romance quando, para esses personagens, as coisas mais comuns em suas vidas deixam de ser as mesmas?
A maneira que o diretor Saraceni escolhe para resolver a questão é tentar unir a estética ao seu próprio tema. Cortes bruscos, tempos desconexos, a distância da narrativa clássica. É assim que assistimos aos discursos de seus personagens contra tudo aquilo que poderia ter sido em suas vidas. E que, definitamente, não foram.
Mais do que um documento de época (o filme foi realizado em 1965), "O Desafio" é antes a história de um caso de amor que naufraga. Talvez com discursos demais, com ingenuidade demais em suas esperanças fracassadas. Existencialista, na idéia que faz da angústia.
Mas o maior golpe, no filme de Paulo Cezar Saraceni não é extamente aquele que é capaz de violar a mais simples das leis: a liberdade. Mas assim aquele que deflagra a perversa sensação de se ver obrigado a abandonar as crenças ingênuas.

Texto Anterior: 'Pedro Malazarte' estréia no Municipal
Próximo Texto: Maguy Marin mostra seu teatro total em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.