São Paulo, segunda-feira, 28 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda as mudanças na política italiana

HUMBERTO SACCOMANDI
DO ENVIADO ESPECIAL

A política à italiana mudou muito rápido nos últimos anos. Por isso a Folha preparou um breve guia da eleição:
1. A Itália nos últimos 48 anos foi governada por uma coalizão de partidos de centro-direita, quase sempre liderada pela Democracia Cristã (DC). Participavam normalmente socialistas, republicanos, liberais e social-democratas.
2. A oposição era formada pelo Partido Comunista Italiano (PCI), pelos neofascistas do Movimento Social Italiano (MSI) e por outros grupos menores.
3. O fim dos regimes comunistas do Leste Europeu levou à decadência do PCI, que rachou e mudou de nome para Partido Democrático da Esquerda (PDS).
4. O escândalo de corrupção "Tangentopoli" demoliu os partidos de governo e as principais figuras políticas do país. A DC rachou e mudou de nome para Partido Popular (PPI). Os socialistas podem ficar de fora do Parlamento. Republicanos, liberais e social-democratas praticamente desapareceram.
5. Com a decadência das forças tradicionais de centro-direita, crescem partidos como o MSI (que procura se dissociar do fascismo e muda de nome para Aliança Nacional), forte no sul, e a Liga Norte (separatistas convertidos ao federalismo), forte no norte, rico.
6. Eleições municipais em 1993: os ex-comunistas vencem nas principais cidades. O magnata da mídia Silvio Berlusconi teme que o PDS chegue ao poder e lança um movimento político, Forza Italia, que logo vira partido.
7. Berlusconi consegue aglutinar a Liga e os neofascistas numa aliança anticomunista. O PDS, por sua vez, forma aliança de esquerda com a Refundação Comunista (stalinistas), reagrupando assim o antigo PCI. Ao centro, a antiga DC, reciclada e reagrupada.
8. Berlusconi se diz a única oposição. O governo apóia o centro e os ex-comunistas, que defendem o governo.(HuSa)

Texto Anterior: Quem manda?; Voto band-aid; País dos advogados; Farpas 1; 2
Próximo Texto: Inimigos históricos se agrupam em alianças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.