São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Regras do real serão anunciadas terça-feira

DA SUCURSAL DE BRASÍLIAM

Na próxima terça-feira, o novo ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, deverá anunciar as novas regras cambiais e monetárias, mostrando como será a passagem para a nova moeda, o real. Foi o que revelou ontem o ex-ministro Fernando Henrique Cardoso. O anúncio será feito durante a transmissão de cargo para o novo ministro, Rubens Ricupero.
FHC disse, ainda, que serão divulgadas as regras monetárias e cambiais que serão adotadas nessa nova fase do plano. Ele informou que a paridade do real em relação ao dólar não será na proporção de um por um nem estará prevista em lei.
O ex-ministro esteve ontem no Congresso Nacional, onde participou de uma audiência pública na Comissão Mista de Agricultura e Política Rural.
"O governo vai mostrar como o real vai se tornar uma moeda forte, conversível. Isso vai definido de antemão", afirmou Fernando Henrique, acrescentando que todo o percurso do programa de estabilização já está feito.
Segundo o ex-ministro, tudo o que o governo precisa agora é dar sustentação política ao programa, o que ele fará no Senado. FHC não revelou se a data de criação do real já seria anunciada na terça-feira.
Ele disse apenas que o governo já se comprometeu a divulgar a criação da nova moeda pelo menos 35 dias, em razão da maturação de alguns títulos financeiros. "É para evitar que haja insegurança na compra e venda desses títulos", afirmou.
As regras de emissão e lastreamento do real serão definidas em uma MP (Medida Provisória) que o governo editará antes da emissão da nova moeda, anunciou ontem o ex-ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, ao se despedir do cargo. Segundo ele, a paridade entre o real e o dólar não será fixada em lei, mas sim pelo mercado.
A definição do sistema de paridade entre o real e o dólar dependerá do grau de autonomia que a revisão constitucional dará ao Banco Central para gerir as políticas monetária e cambial.

LEIA MAIS
sobre o real na pág. 2-1

Texto Anterior: Solenidade para Hebe vira festa malufista
Próximo Texto: FHC pede união da equipe
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.