São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Roteiro rápido inclui templos e artesanato

THAÍS OYAMA
DA ENVIADA ESPECIAL

Para um tour bem-sucedido por Kyoto, uma dica importante é calçar sapatos confortáveis e meias que não comprometam. A cidade é bastante íngreme e exige que se ande muito.
Além disso, a maioria dos templos e santuários pede para que o visitante tire os sapatos antes de entrar. Nessas horas, basta uma meia em condições precárias para tirar toda a graça do passeio.
Para quem está de passagem pela cidade, um roteiro rápido e indispensável poderia ser: os templos Kinkaku-ji e Kiyomizu-dera (veja reportagem na pág. 3), o Museu de Kyoto (aberto das 10h às 20h30, fechado às quartas-feiras), o Jardim de Pedras (dentro do templo Ryoan-ji, exemplo típico da estética zen-budista) e o Palácio Imperial. Para esta última visita, é necessário providenciar com antecedência uma espécie de visto que a Agência Imperial (tel.: 0081-75-211-1215) concede. Para a obtenção desse visto é necessária a apresentação de passaporte.
Para as compras, aproveite a visita a Kiyomizu-dera e vá direto às lojas de artesanato que ficam nas proximidades do templo, perfiladas nas ladeiras de Sanenzaka e Ninenzaka (fecham cedo, normalmente às 18h).
Os preços não diferem muito da maioria das lojas da cidade e o local traz a vantagem de oferecer o que há de mais representativo no rico artesanato da região: papéis, tecidos pintados à mão, quimonos, bonecas, cerâmicas e objetos de laca. Se puder, faça a festa. Entre as grandes cidades do Japão, dificilmente outra terá peças artesanais tão bonitas e de tão boa qualidade quanto Kyoto.
Para uma viagem quase completa pela culinária de Kyoto, tente o "kaiseki-ryori", sofisticado banquete composto por mais de dez pratos, normalmente servido antes da cerimônia do chá. Além de provar de uma só vez deliciosas iguarias diferentes, vai ficar mais fácil entender porque os japoneses dizem que os alimentos devem ser comidos antes com os olhos. (Thaís Oyama)

Texto Anterior: Antiga capital é a mais sedutora e feminina das cidades japonesas
Próximo Texto: A história está escrita em cada esquina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.