São Paulo, sábado, 2 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Beijo' sofreu processo

DA REPORTAGEM LOCAL

Em 1992, o casal francês Jean-Louis e Denise Lavergne abriu processo na justiça para receber direitos autorais pela foto "Beijo no Hôtel de Ville", feita em 1950 por Doisneau para a revista "Life". A foto mostra um casal jovem se beijando em frente à prefeitura de Paris.
O casal queria uma indenização no valor de 500 mil francos (quase US$ 90 mil) por sua imagem ter sido usada sem permissão.
Em sua defesa, os advogados de Doisneau disseram que o casal eram os atores François Bornet e Jacques Cartaud, contratados por 500 francos (250 para cada) para a foto. Bornet, quando soube, também abriu processo contra Doisneau, pedindo 100 mil francos porque não teria sido remunerada.
O juiz, em 93, considerou que a identificação das pessoas na foto era difícil e deu ganho de causa a Doisneau em ambas acusações.
Numa entrevista ao jornal espanhol "El País", publicada pela Folha em 1984, perguntado quem era o casal, Doisneau declarou que não sabia. Disse também que mais de uma dúzia de casais já o haviam procurado dizendo ser o da foto.

Texto Anterior: Morre Doisneau, retratista da ternura
Próximo Texto: Talento foi coerente na técnica e no humor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.