São Paulo, domingo, 3 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planejar carreira facilita tudo

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Buscar o prazer na atividade profissional pode parecer uma ilusão quando se convive diariamente com o caos econômico e social. Nesse cenário, o trabalho acaba associado a um fardo que pesa nos ombros. Muitos profissionais se vêem livres dessa sensação quando páram para pensar sobre suas carreiras e avaliar onde estão e onde querem chegar.
"As pessoas devem tomar para si as rédeas de seu destino e não delegar a responsabilidade para a empresa", afirma Guilherme Velloso, 49, consultor da PMC-Amrop International, especializada na busca de executivos para o topo das empresas. Ele recomenda que os executivos façam os investimentos –cursos, seminários, pós-graduações– que considerem necessários para cumprir suas metas, sem esperar nada de bandeja.
"O trabalho costuma ser associado, no Brasil, a um fardo", diz Tabajara Dias de Andrade, 39, coordenador do Grupo de Estudos de Saúde Mental e Trabalho da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Essa crença tem raízes na época da escravidão, quando o trabalho era de fato um fardo dos escravos e dos brancos que não possuíam terras ou títulos.
"As pessoas devem compreender que pode haver qualidade de vida no trabalho, e não apesar dele", defende Andrade. "Quando o trabalho tem coerência e o ambiente inspira respeito, todos se sentem estimulados."
Um dos passos para assumir de vez a gestão da própria carreira é a avaliação do grau de satisfação com o ambiente de trabalho e com o próprio desempenho. O teste abaixo, desenvolvido especialmente para Empregos por Tabajara Andrade, pode ajudá-lo nessa primeira tarefa.

LEIA MAIS
sobre alternativas de realização profissional no caderno Tudo.

Texto Anterior: Salário disfarça a insatisfação
Próximo Texto: Engenheira equilibra pouca experiência com boa formação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.