São Paulo, segunda-feira, 4 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Backbeat" revive mitologia dos Beatles

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

'Backbeat' revive mitologia dos Beatles
O filme, que estreou em Londres, conta a história do "quinto beatle" e dos primeiros anos da banda
Para quem gosta dos Beatles (quem não gosta?), "Backbeat" é uma delícia. O filme, que estreou quinta em Londres, conta um pouco da história do "quinto Beatle", Stuart Sutcliffe, e dos períodos que a banda passou em Hamburgo (norte da Alemanha) no início da década de 60.
Sutcliffe, mais artista plástico do que músico, é convencido pelo melhor amigo, John Lennon, a gastar o dinheiro obtido na venda de seu primeiro quadro num baixo elétrico.
Lennon o convence também a se juntar a ele, Paul McCartney, George Harrison e Pete Best (primeiro baterista dos Beatles, depois substituído por Ringo Starr) numa turnê em Hamburgo.
No decadente porto alemão, a banda começa a tocar em bares de strip-tease.
Um músico-intelectual local, Klaus Voormann, que depois tocaria na banda de Yoko Ono e John Lennon, fica encantado com as covers que os Beatles fazem dos sucessos do proto-rock americano e leva sua namorada, Astrid Kirchherr, para vê-los.
Sutcliffe se apaixona pela sofisticada fotógrafa existencialista e perde o interesse pela banda. Apesar da resistência de Lennon, McCartney acaba substituindo Sutclifffe no baixo.
O ex-Beatle passa a se dedicar à pintura, enquanto os Beatles começam a despontar em Hamburgo e depois na Inglaterra e depois... Sutcliffe morre em 1962 de misteriosa hemorragia cerebral, pouco antes de estourar o primeiro hit dos Beatles, "Love Me Do".
Apesar das imposições comerciais do filme, que recorre frequentemente ao sentimentalismo novelesco, e do fraco desempenho de Sheryl Lee (o cadáver Laura Palmer de "Twin Peaks") como Astrid, o filme tem o valor de revelar um lado pouco explorado dos Beatles –as duas marcantes passagens da banda por Hamburgo, uma cidade muito mais vibrante que Liverpool.
Foi Astrid, por exemplo, quem criou o corte de cabelo cogumelo da banda.
Outro ponto alto é a trilha sonora, executada pela banda Backbeat, formada por rockers modernos como o baterista Dave Grohl, do Nirvana, o baixista Mike Mills, do R.E.M., e o guitarrista Thurston Moore, do Sonic Youth.
Aliás, música é a especialidade do diretor do filme, Iain Softley, veterano condutor de videoclipes.
Com o prometido lançamento de material inédito dos Beatles pela gravadora EMI até 95 e boatos de propostas milionárias para um reencontro dos três restantes Beatles para uma apresentação ao vivo, "Backbeat" é mais um sinal de que o encanto dos "quatro fabulosos" de Liverpool está longe de acabar, após todos estes anos. Para alguns, o sonho não acabou.

Texto Anterior: Donnellan fala sobre Shakespeare na Folha
Próximo Texto: Livro narra "morte" de Paul
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.