São Paulo, segunda-feira, 4 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel faz homenagem a salvadores da guerra

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

Oskar Schindler, do filme de Steven Spielberg "A Lista de Schindler", vai ganhar vários concorrentes como heróis dos judeus durante a Segunda Guerra.
Eles serão apresentados nesta quarta-feira durante o Yom Hashoa, dia em que o povo judeu lembra mundialmente as vítimas do Holocausto.
Enquanto Schindler ganhou fama nas telas do cinema por ter salvo 1.100 judeus poloneses, outros personagens, japoneses, suíços e holandeses, continuam desconhecidos do grande público. Mesmo tendo salvo milhares de vidas a mais que o herói de Spielberg.
Sempo Sugihara, por exemplo, era um diplomata japonês na Lituânia em 1940 e conseguiu, contrariando ordens superiores, vistos de trânsito que tiraram mais de 6.000 judeus da Europa durante a guerra. Muitos deles foram acolhidos por Sugihara no próprio consulado na cidade de Kaunus.
Um dos que mais salvou vidas foi o diplomata sueco Raoul Wallenberg. Sediado em Budapeste, emitiu milhares de passaportes para judeus húngaros e persuadiu os nazistas a cancelarem planos de extermínio de 70 mil judeus que viviam em um gueto na cidade.
Raoul Wallenberg foi preso pelo exército russo em 1945 sob a acusação de espionagem e nunca mais foi visto.
O capitão holandês John Henry Weidner, que estava em Paris quando os alemães invadiram a Holanda em 1940, chegou a estabelecer duas redes para tirar judeus do alcance nazista. Uma fazia a conexão Holanda-Bélgica-França-Espanha, e a segunda, França-Suíça.
Weidner foi capturado e torturado duas vezes pelos nazistas e acabou fugindo nas duas ocasiões. Aos 82 anos, vive hoje em Monterey Park, na Califórnia.

Texto Anterior: Palestinos treinam 'mártires' na faixa de Gaza
Próximo Texto: Militante invade missa de Páscoa de Clinton
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.