São Paulo, terça-feira, 5 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edital limita participação de indústrias de aviões até 60 lugares

DA FOLHA VALE

O edital de privatização da Embraer foi divulgado ontem pelo BNDES. Está vedada a participação de concorrentes que produzam aviões de até 60 passageiros –mesma faixa dos fabricados pela estatal. O leilão da empresa está marcado para 20 de maio. A Embraer será leiloada por 295,3 milhões de URVs.
Empresas como a canadense Bombardier-De Havilland, a sueca Saab e a alemã Dornier não poderão participar do leilão. Elas fabricam aviões entre 30 e 50 assentos, concorrentes diretos do Brasília e do EMB-145.
As beneficiadas seriam as norte-americanas Boeing e MacDonell Douglas e a inglesa Avro, entre outras.
O edital limita ainda em 40% a compra de ações da Embraer por empresas estrangeiras. O limite foi uma determinação do presidente Itamar. O total de ações disponíveis ao setor privado é de 60%. O número não foi revelado.
Segundo o edital, a quantidade de ações será divulgada depois pelo BNDES, gestor do Programa Nacional de Desestatização, em razão dos ajustes prévios efetuados pelo governo federal para sanear as dívidas da empresa.
O governo federal vai ficar com 20% das ações. Outros 10% das ações serão vendidos aos funcionários e 9,9% para o público.

Texto Anterior: Relator vai submeter texto ao PMDB
Próximo Texto: Expurgo com real chega a 20%, diz economista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.